O que é Fluoxetina? Saiba os Principais Efeitos e Benefícios

A fluoxetina é um antidepressivo seletivo de inibidores da recaptamento da serotonina. A fluoxetina afeta substâncias químicas no cérebro que podem estar desequilibradas em pessoas com depressão, pânico, ansiedade ou sintomas obsessivos compulsivos.

A fluoxetina é usada para tratar distúrbios depressivos maiores, bulimia nervosa (transtorno alimentar), transtorno obsessivo-compulsivo , transtorno de pânico e distúrbio disfórico pré-menstrual.

fluoxetina

A fluoxetina às vezes é usada em conjunto com outra medicação chamada olanzapina (Zyprexa) para tratar a depressão maníaca causada pelo transtorno bipolar. Esta combinação também é usada para tratar a depressão após pelo menos 2 outros medicamentos terem sido testados sem tratamento bem-sucedido dos sintomas.

Se você também toma olanzapina (Zyprexa), leia o guia de medicação Zyprexa e todos os avisos e instruções do paciente fornecidos com essa medicação.

Contra Indicações

Você não deve usar fluoxetina se você também tomar pimozida ou tioridazina, ou se você está sendo tratado com injeção de azul de metileno.

Não use fluoxetina se você usou um inibidor nos últimos 14 dias, como isocarboxazida, linezolid, injeção de azul de metileno, fenelzina, rasagilina, selegilina ou tranilcipromina.

Você deve esperar pelo menos 14 dias depois de parar um inibidor antes de tomar fluoxetina. Você deve esperar 5 semanas depois de parar a fluoxetina antes de tomar a Tioridazina.

Alguns jovens têm pensamentos sobre suicídio quando tomam um antidepressivo pela primeira vez. Fique atento às mudanças no seu humor ou sintomas. Informe quaisquer sintomas novos ou piora para o seu médico, tais como: mudanças de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, problemas para dormir, ou se você sente impulsivo, irritável, agitado, hostil, agressivo, inquieto, hiperativo (mental ou fisicamente), mais deprimido, ou tenha pensamentos sobre suicídio ou se machucar.

Cuidados para Tomar Fluoxetina

Não use fluoxetina se você tomou um inibidor nos últimos 14 dias. Poderia ocorrer uma interação de drogas perigosas. Os inibidores incluem isocarboxazida, linezolid, fenelzina, rasagilina, selegilina e tranilcipromina. Você deve esperar pelo menos 14 dias depois de parar um inibidor antes de tomar fluoxetina. Você deve esperar 5 semanas depois de parar a fluoxetina antes de tomar a Tioridazina.

Você não deve usar fluoxetina se você é alérgico a ela, se você também toma pimozide ou tioridazina, ou se você está sendo tratado com injeção de azul de metileno.

Informe o seu médico sobre todos os outros antidepressivos que você toma , especialmente Celexa, Cymbalta, Desyrel, Effexor, Lexapro, Luvox, Oleptro, Paxil, Pexeva, Symbyax, Viibryd ou Zoloft.

Alguns medicamentos podem interagir com a fluoxetina e causar uma doença grave chamada síndrome da serotonina. Certifique-se de que seu médico conhece todos os outros medicamentos que você usa. Pergunte ao seu médico antes de fazer qualquer alteração em como ou quando você toma seus medicamentos.

fluoxetina-1

Para garantir que a fluoxetina seja segura para você, informe o seu médico se tiver:

  • cirrose do fígado;
  • doença renal;
  • diabetes;
  • glaucoma de ângulo estreito;
  • convulsões ou epilepsia;
  • transtorno bipolar (depressão maníaca);

Alguns jovens têm pensamentos sobre suicídio quando tomam um antidepressivo pela primeira vez. Seu médico deve verificar seu progresso em visitas regulares. Sua família ou outros cuidadores também devem estar atentos às mudanças em seu humor ou sintomas.

Tomar um antidepressivo SSRI durante a gravidez pode causar sérios problemas pulmonares ou outras complicações no bebê. No entanto, você pode ter uma recaída de depressão se você parar de tomar seu antidepressivo. Informe seu médico imediatamente se engravidar. Não comece ou pare de tomar fluoxetina durante a gravidez sem o conselho do seu médico.

A fluoxetina pode passar para o leite materno e pode prejudicar um bebê lactante. Informe o seu médico se está a amamentar um bebê. A fluoxetina não é aprovada para uso de pessoas menores de 18 anos.

Preço Fluoxetina

A fluoxetina é achada facilmente em farmácias em todo território brasileiro. A fluoxetina preço é bem acessível, podendo variar entre R$25,00 e R$55,00.

Como devo tomar fluoxetina?

Tome fluoxetina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções em seu rótulo de prescrição. O seu médico ocasionalmente pode alterar a sua dose. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais do que o recomendado.

Não esmague, mastigue, quebre ou abra uma cápsula de libertação retardada . Engula-o inteiro. Medir o medicamento líquido com a seringa de dosagem fornecida, ou com uma colher de medição de dose ou copo de medicamento especial. Se você não possui um dispositivo de medição de dose, pergunte ao seu farmacêutico por um.

Para tratar o transtorno disforico pré-menstrual, a dose usual de fluoxetina é uma vez por dia enquanto você está tendo o seu período, ou 14 dias antes de esperar que seu período comece. Siga as instruções do seu médico.

Pode levar até 4 semanas antes de seus sintomas melhorarem. Continue usando a medicação como indicado e informe o seu médico se seus sintomas não melhorarem.

Não pare de usar fluoxetina de repente, ou você poderia ter sintomas de abstinência desagradáveis. Pergunte ao seu médico como parar com segurança de usar fluoxetina. Armazene a temperatura ambiente longe da umidade e do calor.

Bula do Fluoxetina

O que acontece se eu perder uma dose? Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose perdida se for quase a hora da próxima dose agendada. Não tome medicamentos extras para compensar a dose perdida.

Se você perder uma dose de Prozas Week, tome a dose que perca logo que se lembre e tome a próxima dose 7 dias depois. No entanto, se é quase a hora da próxima dose semanal regularmente agendada, ignore a dose perdida e tome a próxima como indicado. Não tome medicamentos extras para compensar a dose perdida. O que acontece se eu overdose? Procure atendimento médico de emergência.

O que devo evitar enquanto tomo fluoxetina?
Beber álcool pode aumentar certos efeitos colaterais da fluoxetina.

Pergunte ao seu médico antes de tomar um medicamento anti-inflamatório não esteroide para dor, artrite, febre ou inchaço. Isso inclui aspirina, ibuprofeno, naproxeno, celecoxibe (Celebres), diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros. Usar com fluoxetina pode causar hemorragia ou sangramento facilmente.

Este medicamento pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fazer qualquer coisa que exija que você esteja alerta.

Efeitos Colaterais de Fluoxetina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à fluoxetina: erupção cutânea ou urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Informe quaisquer sintomas novos ou piora para o seu médico, tais como: mudanças de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, problemas para dormir, ou se você sente impulsivo, irritável, agitado, hostil, agressivo, inquieto, hiperativo (mental ou fisicamente), mais deprimido, ou tenha pensamentos sobre suicídio ou se machucar.

Ligue imediatamente ao seu médico se você tiver:

Visão turva, visão do túnel, dor nos olhos ou inchaço, ou ver halos em torno das luzes; altos níveis de serotonina no corpo – agitação, alucinações, febre, freqüência cardíaca rápida, reflexos hiperativos, náuseas, vômitos, diarreia, perda de coordenação, desmaie-se;
baixos níveis de sódio no corpo – dor de cabeça, confusão, fala arruada, fraqueza grave, vômitos, perda de coordenação, sensação de instabilidade; reação severa do sistema nervoso – músculos muito rígidos (rígidos), febre alta, transpiração, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de que você pode desmaiar; ou reação cutânea grave – febre, dor de garganta, inchaço no rosto ou na língua, queima nos olhos, dor na pele, seguido de uma erupção cutânea vermelha ou púrpura que se espalha (especialmente no rosto ou na parte superior do corpo) e provoca bolhas e descamação.

Os efeitos colaterais comuns da fluoxetina podem incluir:

  • problemas de sono (insônia), sonhos estranhos;
  • dor de cabeça, tonturas, mudanças de visão;
  • tremores ou tremores, sensação de ansiedade ou nervosismo;
  • dor, fraqueza, bocejo, sensação de cansaço;